Translate

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Evitando a nutrição dos defeitos

Contemplar uma imagem luxuriosa sempre irá fortificar a luxúria, não importa se a imagem esteja em nossa mente, em uma revista, na tela de um computador ou seja a imagem de uma mulher real, que esteja ao vivo e a cores em nossa frente.

Quando contemplamos a imagem do corpo de uma linda mulher, esteja nua ou vestida, com decotes e pernas à mostra ou não, sentimos algo agradável, uma espécie de prazer morboso. Esta sensação agradável confere a crença de que o desejo é algo benéfico, a despeito de todos os prejuízos que possa causar, e que vale a pena pagar o preço correspondente para desfrutar da satisfação.

O ego que deseja acredita que o desejo é bom e não compreende seus prejuízos. Corresponde a um entendimento condicionado, parcial e tendencioso, que nos afasta da realidade. A realidade estaria na síntese, mas a síntese não é acessível ao ego desejante. À medida que a compreensão se aprofunda, outros aspectos da realidade, excluídos pelo elemento psíquico que deseja, são apreendidos e o significado atribuído ao objeto se transforma.

Podemos compreender o desejo e podemos compreender o objeto do desejo. Compreender o desejo é, principalmente, compreender seus equívocos, o aspecto absurdo do seu ponto de vista. Compreendendo o desejo, tornamos a compreensão do objeto do desejo mais exata. Se tentarmos somente compreender o objeto do desejo sem compreender o próprio desejo, esbarraremos na limitação de entendimento imposta por este último.

Refletir sobre o objeto pode ser útil em certos casos, mas não resulta na morte do elemento que o deseja. Se queremos a Morte, temos que compreender o desejo em si.

Quando se diz "compreender um defeito", "compreender um ego" ou "compreender um desejo" se está referindo ao trabalho de entender o modus operandi do mesmo, isto é, como o mesmo atua em nossa vida. Tal compreensão nos leva, inevitavelmente, à compreensão dos equívocos contidos no seu ponto de vista. Quando se compreende o quanto equivocado é o ponto de vista de um ego, pode-se dizer que o mesmo foi compreendido. Portanto, temos que chegar a compreender que "este 'eu' pensa assim e assim, e age deste e daquela forma".

A todo momento estão se manifestando os detalhes ou facetas dos desejos, mas não os observamos, seja por negligência ou por falta de orientação. As manifestações corriqueiras, comuns e tênues, fortificam o ponto de vista equivocado do desejo de uma forma espantosa e não lhes damos a importância devida, motivo pelo qual não conseguimos nos livrar dos seus efeitos posteriores. Somos escravos do desejo porque os alimentamos continuamente, durante todo o dia.

A sensação prazeirosa que se tem ao contemplar a imagem do corpo de uma mulher é dada pelo roubo da energia nos centros e consiste no próprio processo de nutrição e fortificação do desejo. O aspirante, então, se depara com um dilema: se contempla, torna-se ainda mais escravo; se não contempla, reprime e prossegue sendo devorado pelo desejo. Em ambos, os casos, a falha está na identificação. Tanto o estudante que reprime como o que alimenta estão identificados. Um saboreia, identificado, a sensação prazeirosa e nutre o desejo. O outro tenta bloquear, também identificado, o desejo. Nenhum dos dois se separa do desejo e nem do objeto para compreendê-los de forma objetiva.

Se prossigo contemplando morbidamente a beleza corporal feminina, não estou interrrompendo a alimentação do desejo. Mas se simplesmente desvio o olhar, sem romper com a identificação, também não a estarei interrompendo, pois a imagem mental prosseguirá dentro de mim e contemplar uma imagem mental é alimentar do mesmo modo.

Tanto faz se a imagem contemplada é mental, virtual ou física. O ato de identificar-se com a imagem é o ato de nutrir o desejo. E, sempre que a contemplamos, nos identificamos.

Se não sou capaz de contemplar a imagem sem me identificar, então não devo contemplá-la, pelo menos enquanto não houver conquistado tal capacidade. Mas se tenho total capacidade de contemplá-la sem identificação alguma (e estou absolutamente certo de não estar caindo em nenhum auto-engano), então posso contemplá-la sem problemas. O problema não está em contemplar ou não, mas em se identificar ou não. Você saberá se está identificado se sentir alguma forma de prazer erótico ao ver a imagem.

Entendo que nós, os principiantes, não devemos ficar contemplando os corpos das mulheres pois, ao fazê-lo, estamos fortificando as amarras das quais queremos nos libertar. Sob este ponto de vista, descobrir e eliminar detalhes inclui descobrir e eliminar formas insuspeitadas de contemplar as mulheres com luxúria. Contemplar sob a desculpa de que se vai "estudar o desejo" equivale a cair em uma auto-armadilha, no auto-engano.

Quem quer morrer deve retirar de si e de sua vida tudo o que alimente o desejo. É nesse sentido que devemos nos observar de instante a instante, não somente em relação ao desejo pelas mulheres, mas em relação a todos os desejos. Mas não se entenda o "retirar" como mero recalque sem ruptura com a identificação. Retirar, aqui, significa morrer de fato e quem mata é a Mãe Divina.

Não somente pelos pensamentos e emoções, mas também pelas atitudes está vivo o ego. Temos muitas atitudes que sustentam os desejos e nem sequer as notamos. Nossas falas, movimentos e outras coisas mais estão a todo momento fornecendo energia ao desejo. A auto-observação deve descobrir esses meios, pelos quais o Ego se fortifica.

Pensar no desejo não adianta, melhor é observar por onde o mesmo se alimenta. A mente silenciosa é um requisito para a observação e para o discernimento.

Se um fato qualquer provoca um golpe emotivo ou libidinoso, não adianta tentar revertê-lo à força, melhor é não identificar-se e, ao mesmo tempo, orar rogando a Morte. Separar-se da sensação morbosa, enquanto ela prossegue, e pedir pela morte do elemento correspondente é o correto. Então podemos ver o seu enfraquecimento progressivo. Se isso não for feito, então estaremos permitindo que o desejo recolha energia dos nossos centros, se fortifique e nos escravize ainda mais.

Cortar toda a alimentação, enfraquecê-lo e matá-lo "de fome"! Este é. o procedimento. A nutrição é a própria vida do defeito.

A forma de nutrir um defeito pode variar de uma pessoa para outra. Uma pessoa poderá alimentar um defeito principalmente pelas palavras, outra pelos olhares e assim por diante.

Elimina-se qualquer defeito sempre do mesmo modo: cortando sua alimentação e matando-o "de fome". É sobre as formas de alimentação que deve incidir a auto-observação. Elas são muitas e se processam inconscientemente. Estão em nossa vida, ainda que não as vejamos por falta de consciência.

De nada adianta passar horas analisando um ego se o estamos alimentando a todo momento. Quem analisa e observa seus egos e continua a alimentá-los, sob o pretexto de "não reprimi-los" é como um cachorro que corre atrás da própria cauda. Quando nutrimos um ego, criamos e acrescentamos-lhe detalhes novos, que não existiam antes. Observar algo ao qual se esteja a todo instante acrescentando algo novo equivale a nunca terminar de compreendê-lo e é, também, cair em um círculo vicioso.