Translate

domingo, 15 de novembro de 2009

Compreendendo os prejuízos dos defeitos

Compreender um defeito é dar-se conta de sua ridicularia e de seu caráter absurdo. Sob estado de identificação, consideramos os defeitos úteis, benéficos e até indispensáveis, apesar de todos os seus efeitos destrutivos sobre nossa vida e nossa alma. Os prejuízos ficam excluídos do campo de nossa pobre e adormecida consciência, durante o estado de identificação. Identificados com os desejos e pensamentos, nos tornamos ignorantes a respeito dos danos ocasionados pelos defeitos. À medida que avançamos na compreensão, mediante a auto-observação rigorosa e a morte em marcha, vamos nos dando conta de quão ínúteis e perigosos são os egos.Identificar-se com um defeito equivale a distorcer a cognição, a perturbar o entendimento. O entendimento, sob a ótica dos egos, se torna enviesado, tendencioso e condicionado. Tal classe de entendimento nos leva a concluir que os agregados psíquicos são importantes.Uma pessoa obsessionada por um desejo ou sentimento negativo não pode ser considerada sã. Está louca, pois perdeu a capacidade de julgar com clareza. Por isso o V.M.S. diz que "sua consciência se processa em função do seu próprio embotelhamento". De fato, a consciência, ou inteligência, do adormecido se processa de modo condicionado, isto é, tendencioso, subjetivo e unilateral. Aquele que está obsessionado pela luxúria, inveja, ódio etc. acredita, em tal estado lamentável, que os pensamentos, impulsos, comportamentos e desejos que está tendo lhe trazem benefício, satisfação etc.Quando aprendemos a retirar as causas (detalhes) que originam as manifestações mais pesadas dos egos, aos poucos os vamos compreendendo e percebemos, de fato e não por simples associações intelectuais, seus prejuízos sobre a nossa vida.

3 comentários:

  1. Se você compreende um defeito, então a priori você o percebe como defeito, se você toma consciência disso, então há o desejo de mudança e alteração, para que ele não ocorra ou se "transforme" em um não-defeito.

    Na medida que você entende e sabe que àquilo é um defeito mas o deixa do jeito como está, seria você mosaquista ou maléfico?

    Mas é verdade, quando aprendemos retirar as causas, tudo fica mais nítido!

    ResponderExcluir
  2. Entender que um defeito é prejudicial não é o mesmo que sentir profundamente no coração tais prejuízos.A simples compreensão intelectual dos prejuízos não é suficiente para dissociá-lo de nós.

    ResponderExcluir
  3. O Sr Ito supõe ser impossível que alguém compreenda um defeito e desconheça que a Morte é tarefa Mãe Divina?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.