Translate

domingo, 8 de novembro de 2009

Esforço correto que evita um erro

Nós, gnósticos, cometemos um erro: tentar atrelar o ensinamento sobre a morte do ego às idéias preconcebidas que nos foram inculcadas pela educação religiosa na infância, particularmente no que se refere a "tentar não sentir" o que se sente. Diante dos impulsos violentos dos egos, nos acostumamos a fazer esforços para "tentar não sentir" o desejo.
A educação religiosa teve sua utilidade em seu tempo, porém, quando adentramos a um ensinamento revolucionário, a mesma passa a ser um estorvo, como um barco após atravessarmos o rio: não faz sentido continuarmos presos ao barco após realizarmos a travessia.
A principal consequência negativa dos inúteis e equivocados esforços para "não sentir" o que se sente são as neuroses e desvios comportamentais. Uma vez represada, a libido não transmutada (não transformada) não deixará de existir, forçará passagem por outros caminhos originando doenças físicas e psíquicas.
Não é muito fácil clarificar o que pretendo aqui. Estou afirmando que o ato de reprimir os desejos é tão prejudicial quanto o ato de dar-lhe livre curso. Quando nos entregamos ao desenfreio hedonista, os desejos se fortificam e aumentam progressivamente seu poder sobre nós. Por outro lado, quando os reprimimos, eles forçam passagem, geram problemas emocionais ou, subitamente, nos fazem "descontar o tempo perdido". Precisamos então de outro caminho, outra estratégia, outra linha de ação.
O emprego equivocado da vontade (esforço incorreto), resultará em fracasso. Na morte do ego, temos que aplicar a disciplina, a vontade, a determinação, o rigor e o superesforço da forma correta. Basicamente, temos que aplicá-los da seguinte maneira: 1) para evitar a identificação com os defeitos; 2) para nos observarmos com o maior detalhamento e sinceridade possíveis e 3) para orar, pedindo a Morte à Mãe Divina.
Aquele que reprime os defeitos, tentando "não sentir" o que sente, sufocando os seus sentimentos, demonstra com tal atitude que não confia no poder da Mãe Divina para a desintegração. As intenções podem ser boas, mas os efeitos são desastrosos. Está correto tentar cortar a ação do defeito taõ logo o detectamos, mas tal interrupção é feita pela atuação da Mãe Divina dentro de nós e não por um simples esforço de vontade. Entendo que tentar barrar a ação dos defeitos por meio da vontade, e não por meio da oração, é um esforço equivocado, ainda que bem intencionado. Logo, necessitamos corrigir este equívoco.
O erro não está em tentar cortar a ação do defeito tão logo a percebemos. Está em tentar fazê-lo de uma forma errônea: reprimindo. Substituamos a repressão pela oração e observemos os resultados.
Reprimir um defeito é tentar sufocá-lo, é fazer um esforço para não sentir ou para não desejar, é opor a um desejo o desejo de não desejar. Por trás dos mecanismos de repressão estão egos. Ex. um ego pode desejar não ter luxúria ou livrar-se da fornicação por medo de suas consequências físicas e espirituais.
A verdadeira morte é outra coisa, não é uma simples sufocação de desejos. É uma transformação real das forças que fluem interiormente, uma transmutação dos defeitos em virtudes, dos desejos em liberdade (livre-arbítrio interior).
Separar-se (não identificar-se), observar e orar são três elementos fundamentais para a Morte.
Obviamente, a aplicação desses três elementos que acabo de apontar não deve tardar. A auto-observação deve ser minuciosa, detalhista, em busca de manifestações sutis. À primeira manifestação detectada, temos que orar por sua eliminação e aguardar. Não há porque sermos negligentes e relapsos. O relapso não corta a ação dos defeitos mediante a oração e permite que intensifiquem o poder sobre sua personalidade. Quanto antes cortarmos a ação de um ego, melhor. Porém, temos que fazê-lo mediante a oração e não mediante o esforço repressivo.
Aquele que confia no sagrado poder destruidor da Mãe Divina, ora e aguarda confiante, enquanto contempla sua divina ação dissolucionante sobre o elemento indesejável. Desenvolverá a fé por experiência direta e a dúvida terá cada vez menos espaço dentro de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.