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sábado, 10 de novembro de 2012

The Three Principal Aspects of the Path


A CONDENSED LAMRIM BY JE TSONGKHAPA
Homage to the venerable Spiritual Guide

I shall explain to the best of my ability
The essential meaning of all the Conqueror’s teachings,
The path praised by the holy Bodhisattvas,
And the gateway for fortunate ones seeking liberation.

You who are not attached to the joys of samsara,
But strive to make your freedom and endowment meaningful,
O Fortunate Ones who apply your minds to the path that pleases the Conquerors,
Please listen with a clear mind.

Without pure renunciation there is no way to pacify
Attachment to the pleasures of samsara;
And since living beings are tightly bound by desire for samsara,
Begin by seeking renunciation.

Freedom and endowment are difficult to find, and there is no time to waste.
By acquainting your mind with this, overcome attachment to this life;
And by repeatedly contemplating actions and effects and the sufferings of samsara,
Overcome attachment to future lives.

When, through contemplating in this way, the desire for the pleasures of samsara
Does not arise, even for a moment,
But a mind longing for liberation arises throughout the day and the night,
At that time, renunciation is generated.

However, if this renunciation is not maintained
By completely pure bodhichitta,
It will not be a cause of the perfect happiness of unsurpassed enlightenment;
Therefore, the wise generate a supreme bodhichitta.

Swept along by the currents of the four powerful rivers,
Tightly bound by the chains of karma, so hard to release,
Ensnared within the iron net of self-grasping,
Completely enveloped by the pitch-black darkness of ignorance,

Taking rebirth after rebirth in boundless samsara,
And unceasingly tormented by the three sufferings
Through contemplating the state of your mothers in conditions such as these,
Generate a supreme mind [of bodhichitta].

But, even though you may be acquainted with renunciation and bodhichitta,
If you do not possess the wisdom realizing the way things are,
You will not be able to cut the root of samsara;
Therefore strive in the means for realizing dependent relationship.

Whoever negates the conceived object of self-grasping
Yet sees the infallibility of cause and effect
Of all phenomena in samsara and nirvana,
Has entered the path that pleases the Buddhas.

Dependent-related appearance is infallible
And emptiness is inexpressible;
For as long as the meaning of these two appear to be separate,
You have not yet realized Buddha’s intention.

When they arise as one, not alternating but simultaneous,
From merely seeing infallible dependent relationship,
Comes certain knowledge that destroys all grasping at objects.
At that time the analysis of view is complete.

Moreover, when the extreme of existence is dispelled by appearance,
And the extreme of non-existence is dispelled by emptiness,
And you know how emptiness is perceived as cause and effect,
You will not be captivated by extreme views.

When, in this way, you have correctly realized the essential points
Of the three principal aspects of the path,
Dear One, withdraw into solitude, generate strong effort,
And quickly accomplish the final goal.

Como identificar os causadores do estresse


Como funciona o estressepor Betty Burrows, Ph.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/como-funciona-o-stress2.htm

Todos nós nos sentimos estressados por diferentes motivos. Uma situação que faz uma pessoa querer se jogar no precipício pode ser um pequeno obstáculo ou até mesmo um grande desafio para outra. O primeiro passo na superação de seus estressores pessoais, ou indutores do estresse, é identificá-los.

Os estressores geralmente estão nas categorias relacionadas a seguir.

Os estressores emocionais, que também podem ser chamados de estressores internos, incluem medos e ansiedades (como preocupações sobre se você será demitido ou se causará uma boa impressão no primeiro encontro), assim como certas características de personalidade (como perfeccionismo, pessimismo, desconfiança ou sensação de impotência ou falta de controle sobre a vida de alguém) que podem distorcer suas idéias ou percepções em relação aos outros. Esses estressores são bastantes pessoais.

Os estressores familiares podem incluir mudanças no relacionamento com seu parceiro, problemas financeiros, adolescente rebelde ou síndrome do ninho vazio. 

Os estressores sociais surgem em nossas interações dentro de nossa comunidade pessoal. Eles podem incluir encontros, festas e discursos em público. Assim como acontece com os estressores emocionais, os estressores sociais são bastante individualizados (você pode adorar falar em público, enquanto seu colega treme só de pensar).

Os estressores de mudança são sentimentos de estresse relacionados a qualquer mudança importante em nossas vidas. Eles incluem mudar-se, arranjar um novo emprego ou outro companheiro ou ter um bebê.

Os estressores químicos são quaisquer drogas que uma pessoa usa em excesso, como álcool, nicotina, cafeína ou tranqüilizantes.

Os estressores do trabalho são causados pelas pressões de bom desempenho no local de trabalho. Eles podem incluir prazos apertados, um chefe imprevisível ou as necessidades intermináveis da família.

Os estressores de decisão envolvem o estresse causado pelas tomadas de decisões importantes, como a escolha de uma profissão ou de um companheiro.

Os estressores de fobia são aqueles causados por situações das quais você tem muito medo, como andar de avião ou estar em lugares fechados.

Os estressores físicos são situações que sobrecarregam o corpo, como trabalhar durante horas seguidas, privar-se de uma alimentação saudável ou ficar em pé o dia inteiro. Eles também podem incluir gravidez, tensão pré-menstrual ou excesso de exercícios.

Os estressores de doenças são os resultados de problemas de saúde de curto ou longo prazo. Eles podem causar o estresse (digamos, impedindo que você saia da cama), serem causados pelo estresse (como o aparecimento de herpes) ou serem agravados pelo estresse (como enxaquecas).

Os estressores de dor podem incluir dor aguda ou crônica. Assim como os estressores de doenças, os estressores de dor podem causar estresse ou serem agravados por ele.

Os estressores ambientais incluem barulho, poluição, falta de espaço ou calor ou frio excessivo.Usando a lista acima como referência, anote a categoria na qual estão os principais estressores da sua vida. Pode ser que você descubra que alguns de seus estressores estão em mais de uma categoria.

Entretanto, provavelmente existem itens na sua lista de estressores que você pode deixar de lado. Se limpar a casa inteira no seu dia de folga, toda semana, está fazendo com que você não tenha nenhum momento de lazer, talvez você possa incluir em seu orçamento uma faxineira. Se passar roupa está fazendo com que você fique até tarde acordado, mande-a para a lavanderia. Se você acha que não pode se dar ao luxo de tudo isso, tente rever seu orçamento. Lembre-se de que seu tempo também é valioso.

Diminuir a intensidade de seus estressores geralmente é mais viável do que eliminá-los por completo. Por exemplo, se você não está conseguindo se concentrar no trabalho devido ao barulho no escritório, pense na possibilidade de comprar tampões de ouvido. Se seu percurso até o trabalho faz você dirigir duas horas diariamente em trânsito intenso, tente outra opção, como transporte público ou compartilhamento de veículos, e carregue com você um jornal, um bom livro ou um CD player ou MP3 player com suas músicas favoritas.

Não há dúvida de que enfrentar os estressores é a única opção para a maioria dos itens de sua lista. Entretanto, isso não deve ser tão impossível quanto possa parecer. Existem várias técnicas para aprender a ficar calmo e lúcido sob pressão. À medida que você as domina, até mesmo os seus maiores estressores serão cada vez menos uma ameaça.

Reveja sua lista de estressores e marque E para cada item que você pode eliminar, R para cada estressor que você pode diminuir e C para cada item que você pode aprender a enfrentar. Para os itens marcados com E ou R, anote qualquer idéia que você tenha sobre como chegar a essas metas (por exemplo, mandar as roupas para a lavanderia ou comprar tampões de ouvido).

Agora que você identificou e organizou seus estressores, é hora de começar a aprender a lidar com eles. Na próxima seção, mostraremos como diminuir o estresse em sua vida.

Como diminuir o estresse


Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/como-funciona-o-stress3.htm

Você precisará da lista de estressores que fez na página anterior para tirar proveito dos conselhos dessa página. Nessa seção, mostraremos o que fazer com os causadores que você categorizou.

A lista E 

Uma vez que tenha classificado sua lista de estressores em Es, Rs e Cs, você já está pronto para ficar ocupado. Comece separando sua lista E - a lista de estressores que você decidiu eliminar de sua vida. Olhe bem essa nova lista. Respire fundo pelo nariz e solte o ar lentamente pela boca. Se você for como a maioria das pessoas, já deve estar se sentindo melhor.

Se sua lista E for pequena, considere as seguintes formas de adicionar itens:você não consegue enfrentar seu ambiente de trabalho (ou seu chefe)? Se possível, faça uma observação para preparar seu currículo e procurar outro emprego;

a cafeína está deixando-o nervoso? Comprometa-se a diminuir gradualmente e, depois, eliminar a ingestão de chá cafeinado, café e refrigerante;


�2006 Publications International, Ltd.Se sua xícara de café da manhã lhe dá energia,pense na possibilidade de cortá-la de sua dietavocê está perdendo o sono por causa do barulho de um aeroporto recentemente inaugurado no bairro? Se já tentou usar tampões de ouvido, mas não sentiu nenhum alívio, pense em procurar um outro lugar para morar.O objetivo desse exercício é ser o mais criativo possível sem exagerar. Não há nenhum mal em demorar um pouco mais em questões que tenham um grande efeito na sua sanidade mental. O truque é calcular o impacto de seus estressores e pesar os custos para eliminá-los contra a força que eles exercem na sua saúde e no seu bem estar.

A lista R 

Como a lista E, a lista R refere-se ao controle das forças externas que freqüentemente tiram o melhor de você. Embora a lista E ofereça uma gratificação instantânea pela eliminação, literalmente, de suas preocupações, a lista R requer um pouco mais de criatividade. É uma questão de reorganização e nova priorização. É fazer com que alguns estressores inevitáveis pareçam mais suportáveis.

Aqui vão algumas técnicas da lista R testadas e comprovadas.

Invista em uma agenda de compromissos. Quando você tem muita coisa para fazer e pouquíssimo tempo, é comum se sentir sobrecarregado. Embora não acabe com seus compromissos, um diário de compromissos, uma agenda eletrônica ou um caderninho de bolso simples pode ajudar a diminuir o estresse de ter que lembrar o que você deveria fazer nos próximos 15 minutos. Para algumas pessoas, ser capaz de olhar rapidamente as prioridades do dia pode restabelecer a confiança e dar um sentido de direção e controle.

Descubra a arte menosprezada de fazer listas. Além de manter um cronograma diário, semanal e mensal, a lista pode ajudar a limpar uma mente completamente cheia. Embora algumas pessoas achem as listas um tanto constrangedoras, outras acham que elas ajudam a aliviar o esforço de tentar se lembrar de tudo ou o estresse por ter esquecido algo. 

�2006 Publications International, Ltd.Fazer listas e organizar-se podem ajudar a diminuir seu nível de estresseA idéia é tirar as preocupações de sua cabeça e colocá-las em uma lista. Não há motivo para se preocupar se vai esquecer alguma coisa quando você sabe que ela está anotada em algum lugar.

Quando tiver criado sua lista, priorize as tarefas. Se alguma tarefa parecer muito pesada ou consumir muito tempo até ser concluída, tente dividi-la em estágios ou passos "factíveis", discretos e menores que você possa realizar nos períodos de tempo disponíveis.

Se você acha útil fazer listas diárias ou semanais, experimente fazer o que os especialistas em listas fazem: mantenha duas listas - uma lista para tarefas de curto prazo, que você precisa fazer hoje ou essa semana, e outra lista de metas de longo prazo que você precisa concluir dentro do mês ou do ano. Chame a última de lista "em tempo". Ela pode incluir necessidades de manutenção da casa ou do carro, compras que precisa fazer ou tarefas que precisa concluir (como limpar a garagem). Não importa o que você anotou, desde que você acredite que, se está na lista, de algum modo você cuidará daquilo.

Procure compromissos leves. Muitas situações estressantes - mesmo aquelas que não podem ser totalmente eliminadas - podem ser amenizadas por meio de negociações. Por exemplo, se você está sofrendo porque seu chefe está fazendo com que fique no trabalho até tarde, tente elaborar um plano que atenda às necessidades de vocês dois. Sugira que você terá prazer em trabalhar até tarde uma ou duas noites por semana, desde que nos outros dias você possa ir para casa no horário. Se o rádio do vizinho o acorda todo dia às 6h da manhã, estabeleça com ele o horário do silêncio e o horário do barulho. Você não está se livrando desses estressores, mas sim reduzindo sua força.

Reorganize sua vida. Assim que começar a fazer uma programação e uma lista, consulte-as antes de iniciar seu dia. Tente imaginar onde você pode combinar tarefas para reduzir a quantidade de energia necessária para concluí-las. Veja se consegue adiar alguns itens até o final de semana, quando terá mais tempo disponível para se encarregar dos serviços. Coordene as tarefas, de modo que possa realizar mais coisas ao mesmo tempo (como deixar a roupa na lavanderia no caminho para o trabalho e pagar as contas enquanto a panela está no fogo). 

Pense em cada hora que você se organiza como uma hora que você terá para relaxar. Se você se organizar o suficiente, talvez pare de se sentir como se estivesse sendo esmagado por suas muitas responsabilidades.

Mude suas prioridades. Sempre que achar que está ficando realmente sobrecarregado, tire cinco minutos e classifique os itens da lista por ordem de importância. Então, continue de cima para baixo. Mesmo que você não consiga concluir todas, pelo menos poderá ficar despreocupado por ter lidado com as mais importantes. 

Se sua lista de tarefas diárias está passando para a página seguinte, faça o exercício de classificação descrito acima e desenhe uma linha de separação. Passe tudo que está abaixo da linha para o dia seguinte. E não entre em pânico: seu mundo não acabará só porque alguma tarefa ficou para o outro dia. 

Solte as rédeas. Tentar ser perfeito pode contribuir muito para seu nível de estresse. Se você acha que tudo que fizer terá que ser perfeito, saiba que sofrerá muita pressão. Essas dicas podem ajudá-lo a diminuir seu perfeccionismo:

Experimente a técnica "que importância tem isso?". Quando você estiver estressado porque a casa está desarrumada ou porque está atrasado para um compromisso, pergunte-se que importância terá se você adiar a limpeza ou chegar 10 minutos atrasado. Elimine de sua cabeça os piores cenários possíveis (sua sogra aparecendo de surpresa e achando que você é uma péssima dona de casa ou sua companhia do almoço deixando o restaurante antes de você chegar). 

Às vezes, realmente, pode ser importante que você faça as coisas com perfeição. No entanto, muitas vezes, conseguirá se convencer de que o mundo compreenderá que você é um ser humano. A última atitude mais bondosa pode ajudar a diminuir significativamente seu nível de estresse.

Delegue tarefas. Muitas pessoas vivem seguindo o lema "se quer bem feito, faça você mesmo". Essa atitude pode sobrecarregá-lo com um volume excessivo de trabalho.

2006 Publications International, Ltd.Aprender a esquecer as responsabilidades pode fazê-lo relaxarUsando a técnica "que importância tem isso", pergunte-se como seria a pior situação possível se você delegasse uma tarefa a alguém que a fizesse muito mal, ou, na pior das hipóteses, não a fizesse. Então, tente imaginar um cenário mais realista em que, talvez, a pessoa tenha concluído a tarefa, mesmo que não tenha sido com a mesma perfeição que se fosse você quem tivesse feito. 

Ao delegar tarefas, determine passos para reduzir possíveis erros, determinando claramente suas expectativas e encontrando maneiras de ajudá-lo a confiar para seguir suas instruções. 

Pratique a imperfeição. Não estamos sugerindo que você, intencionalmente, cometa erros em projetos importantes, mas que simplesmente você relaxe uma vez. Por exemplo, quando estiver cansado, deixe os pratos para o dia seguinte e vá para a cama. Quando estiver realmente sobrecarregado, remarque um compromisso ou tente estabelecer outro prazo. A redução de seu nível de estresse o torna ainda mais produtivo quando você tem a chance de cuidar do que adiou.

Reserve um tempo para "você". O estresse é um forte sinal do seu subconsciente de que alguma coisa está errada na sua vida. Por alguma razão, suas necessidades não estão sendo atendidas. Certamente, você está dedicando mais tempo ao trabalho, satisfazendo mais as necessidades de outras pessoas ou lidando com uma situação problemática (como a perda do emprego ou uma separação), do que cuidando de você mesmo. Mesmo que você tenha que se sobrecarregar por um certo período, é importante reservar um espaço na sua agenda ocupada para você.

Aqui vão algumas dicas para ter tempo suficiente para "você":

Faça uma pausa para o almoço. Mesmo que você tenha um trabalho muito exigente, esforce-se para fazer uma pausa ao meio-dia, mesmo que seja por apenas 20 minutos. Use o tempo para caminhar, recompor-se, respirar fundo e relaxar. Você ficará surpreso ao perceber como uma pausa faz bem.

Não comprometa todo seu dia. Reserve uma hora não programada todo dia da semana e duas (ou mais) horas nos finais de semana. Faça disso uma regra e viva por ela. Todo mundo precisa de um pouco de descanso.

Durante a sua hora, não pague contas, lave pratos, nem separe as correspondências. Tire o telefone do gancho. Use seu tempo para fazer atividades relaxantes: tome um banho, deite-se, medite, leia um livro ou assista a TV. Se seu corpo precisar, use esse tempo para uma atividade saudável, como uma caminhada rápida ou jardinagem.

Vá para a cama cedo. Se no final do dia você achar que ainda há muito para fazer, finja que seu dia terminou e vá se deitar. Quando estiver sozinho, leia um bom livro ou ouça a músicas relaxantes com fones de ouvido. E não se sinta culpado. Esse comportamento é perfeitamente saudável.

Coloque seus sentimentos no papel. Ter um diário de seus sentimentos pode ser uma maneira saudável de desabafar. Também pode servir como um "barômetro" de estresse eficaz, permitindo que você calcule a pressão sob a qual está e que efeito isso está tendo em você. Aqui vão algumas orientações para manter um diário de estresse:pegue folhas em branco. Não compre aquelas com data na parte superior de cada página. Ao contrário, compre um caderno em branco. Dessa forma, se você deixar de escrever alguns dias, não se sentirá culpado. Seu caderno não precisa ser caro. Serve até um caderno espiral de escola;

respire fundo antes de mergulhar no papel. Antes de começar a escrever, feche os olhos por alguns minutos, tentando ficar em contato com todas as sensações que você tem naquele momento. Você está irritado? Cansado? Sobrecarregado? Relaxado? Triste? Feliz? Abra os olhos e escreva todos os sentimentos que vieram à mente;

descreva os acontecimentos do dia. Escreva sobre o que está levando você a ter os sentimentos que está tendo agora. Isso pode ajudá-lo a compreender algumas das razões que o deixam estressado;

liste quaisquer preocupações que tiver na parte de trás da sua mente. Nem sempre temos consciência do que está nos incomodando. Colocar no papel pode fazê-lo entender mais claramente;

tente escrever uma mensagem de encorajamento a você mesmo. Escrever para você como se estivesse escrevendo a um amigo que precisa de ânimo pode ser uma maneira eficaz de dar a si mesmo o apoio e o cuidado de que está precisando;

faça desenhos. Às vezes, as palavras podem não ser adequadas para expressar o que está sentindo. Nessas horas, ilustrar seus sentimentos pode ser mais fácil e útil;

deixe fluir. Quando se sentir mentalmente bloqueado, experimente um exercício usado em psicologia: simplesmente escreva o que vier à mente, mesmo que não pareça ter origem ou que faça pouco sentido. Omita totalmente a pontuação, se isso melhorar o fluxo de seus pensamentos. Não pare para se corrigir. Apenas deixe que um pensamento flua livremente do outro. Quando não tiver mais força, volte e leia o que escreveu. Você pode ficar surpreso ao descobrir previamente dicas escondidas de seu estado emocional;

reescreva a realidade. Se uma situação o deixou frustrado ou irritado durante o dia, escreva como ela aconteceu. Então, tente reescrevê-la com um novo final, a forma como você gostaria que tivesse acontecido;

não permita que escrever no diário se torne uma outra tarefa. Se começar a achar que escrever no diário é só mais uma tarefa que você precisa fazer antes de dormir, tente outro caminho. Procure enxergar seu diário como uma forma positiva de relaxar do estresse do dia.Aprenda a relaxar. Uma maneira de diminuir os efeitos prejudiciais do estresse é aprender a relaxar, seja imaginando uma cena calma, se entretendo com o passatempo favorito ou fazendo um exercício de relaxamento. Quando aprender uma técnica que funcione em você, poderá usá-la antes de um acontecimento estressante. Entretanto, para ter mais benefícios, reserve pelo menos alguns minutos por dia para que sua mente e seu corpo se soltem.

�2006 Publications International, Ltd.Imaginar uma paisagem bonita ou calma pode ajudá-lo a relaxar quando estiver em uma situação estressanteOs exercícios de relaxamento que liberam a tensão muscular podem ajudar bastante a enfrentar o estresse. Para fazê-los, você precisa sentar ou deitar em um lugar calmo e confortável, onde não será incomodado. Afrouxe qualquer roupa apertada e tire as jóias que estiverem desconfortáveis.

Seu objetivo é contrair e relaxar os grupos de músculos em seqüência, da cabeça aos dedos dos pés. A contração dos músculos aumenta sua consciência de como é a tensão armazenada. O relaxamento dos músculos, na verdade, faz com que você sinta diferença entre estar tenso e estar solto.

Comece com os músculos de sua testa. Tensione-os enrugando a testa; permaneça dessa maneira por cinco segundos; solte a tensão. Imagine uma onda de banho relaxante pelos músculos. Respire fundo, solte o ar, permitindo que os músculos relaxem ainda mais.

Continue o processo com os músculos dos olhos, fechando-os firmemente. Trabalhe todos os grupos de músculos do corpo, incluindo os dos dedos dos pés. Após terminar, deite por um minuto ou dois para aproveitar essa sensação de relaxamento.

Embora todo mundo tenha que lidar com um certo grau de estresse, o estresse prolongado pode ter efeitos negativos na saúde. Entretanto, se você seguir nossos passos simples, será capaz de tornar sua vida mais tranqüila.

Publications International, Ltd.

Ph.D. Betty Burrows: A dra. Betty Burrows recebeu seu douturado em psicologia clínica pela DePaul University in Chicago, onde coordena o programa de aconselhamento. Ela também mantém um atendimento privado especializado em controle do estresse e questões relacionadas.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.

Concentração - por Sri Swami Sivananda

Fonte: http://www.be8.com/profiles/blogs/concentration-part1-by-1

Parte-1 concentração por Sri.Swami Sivananda


Queridos todos,

Se você concentrar os raios do sol através de uma lente, poderá queimar um algodão ou um pedaço de papel, mas os raios espalhados não podem realizar este ato. Se você quer falar com um homem à distância, você faz um funil com a mão e fala. As ondas sonoras são coletadas em um ponto e depois direcionados para o homem. Ele pode ouvir o seu discurso de forma muito clara. A água é convertida em vapor e o vapor é concentrado em um ponto. A locomotiva se move. Todos estes são exemplos de ondas concentradas. Da mesma maneira, se você coletar os raios dissipados da mente e concentrá-los em um ponto, você terá concentração maravilhosa. A mente concentrada servirá como um holofote potente para descobrir os tesouros da alma e alcançar a riqueza suprema do Atman (o Ser), a felicidade eterna, a imortalidade e alegria perene.

O Raja Yoga real começa a partir de concentração. Concentração se funde na meditação. Concentração é uma parte de meditação.

A meditação segue a concentração. O Samadhi (erstado super consciente) segue a meditação. O estado Jivanmukti (ser liberto) segue a realização do Nirvikalpa Samadhi, o qual é livre de todos os pensamentos da dualidade.  Jivanmukti leva à emancipação da roda de nascimento e morte. Portanto, a concentração é a primeira e mais importante de todas as coisas que um aspirante espiritual deve adquirir no caminho espiritual.

Você nasceu para concentrar a mente em Deus, após coletar os raios mentais dispersos em vários objetos. Esse é o seu importante dever. Você esquece o dever em razão da paixão (Moha) pela família, filhos, dinheiro, poder, posição, respeito, nome e fama.

A concentração da mente em Deus, depois da purificação, pode lhe dar felicidade e conhecimento verdadeiros. Você nasceu apenas para esse fim. Você é levado aos objetos externos através do apego e do amor apaixonado.


                                        O QUE É A CONCENTRAÇÃO?

Uma vez um erudito em sânscrito aproximou-se de Kabir e lhe perguntou: "Ó Kabir, o que você está fazendo agora?". Kabir respondeu: "Ó Pundit, estou destacando a mente dos objetos mundanos e anexando-a aos pés de lótus do Senhor". Esta é a concentração.

Concentração ou Dharana é centrar a mente em um pensamento único.  Os vedantinos tentar fixar a mente no Atman. Esta é a sua concentração (Dharana). Hatha yogues e Raja yogues concentram sua mente nos seis Chakras (centros de energia). Devotos (Bhaktas) concentram-se em sua divindade tutelar. A concentração é uma grande necessidade para todos os aspirantes.

Durante a concentração, os vários raios da mente são coletados e focalizados sobre o objeto de concentração. Não haverá jogo da mente. Uma idéia ocupa a mente. Toda a energia da mente está concentrada naquela idéia única. Os sentidos se tornam quietos. Eles não funcionam. Quando há concentração profunda, não há consciência do corpo e dos arredores.

Quando você estuda um livro com profundo interesse, você não ouve se um homem grita e te chama pelo seu nome. Você não vê uma pessoa quando ela está na sua frente. Você não sente o cheiro da doce fragrância das flores que colocadas sobre a mesa ao seu lado. Esta é a concentração ou unidirecionalidade da mente. A mente está fixa firmemente em uma coisa. Você deve ter uma concentração profunda assim, quando pensar em Deus ou no Atman.

Todo mundo possui alguma habilidade para se concentrar. Todo mundo se concentra em certa medida, quando lê um livro, quando escreve uma carta, quando joga tênis e, de fato, quando faz qualquer tipo de trabalho. Mas, para fins espirituais, a concentração deve ser desenvolvida a um grau infinito.

Há grande concentração quando você joga cartas ou xadrez, mas a mente não está preenchida com pensamentos puros e divinos. Os conteúdos mentais são de natureza indesejável. Você dificilmente poderá experimentar a emoção divina, o êxtase e a elevação quando a mente estiver cheia de pensamentos impuros. Cada objeto tem suas próprias associações mentais. Você terá que encher a mente com pensamentos sublimes, espirituais. Só então a mente será expurgada de todos os pensamentos mundanos.

A imagem do Senhor Jesus, Buda ou do Senhor Krishna está associada com idéias sublimes, ativadores da alma; xadrez e cartas estão associados às idéias de jogos de azar, enganações e assim por diante.

! Continuará!


Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare

sábado, 3 de novembro de 2012

O Mantra dos Invencíveis


(Conferência proferida pelo V.M. Samael Aun Weor)


"O mantra que vou lhes dar é muito simples:

Gate, gate, paragate, parassamgate, bodhi suaha.

Este mantra pronuncia-se assim:

Gaaateee... Gaaateee... Paaaraaagaaateee...

Parassssamgaaateee... Booodhiii-suaaahaaa...

Em nossos corações tem de ficar gravado. Este mantra é pronunciado suavemente, profundamente, e no coração. Pode também ser usado como verbo silencioso, porque há dois tipos de verbo, o verbo articulado e o verbo silencioso.

O verbo silencioso é poderoso. 

Este mantra abre o Olho de Dagma. Este mantra, profundo, um dia os levará a experimentar o Vazio Iluminador, na ausência do Ego. 

Então saberão o que é o Sunyata, então vocês entenderão o que é o Prajñaparamita.

Perseverança é o que se necessita, com este mantra vocês poderão chegar muito longe. Convém experimentar a Grande Realidade alguma vez, isso nos enche de ânimo para lutar contra nós mesmos.

Esta é a vantagem do Sunyata, esta é a maior vantagem que existe com relação à experiência do Real.

E para aproveitar a meditação e o mantra devidamente, vamos entrar por um momento em meditação com o mantra. Portanto, rogo a todos os irmãos entrar em meditação. Relaxamos o corpo completamente e depois nos entregamos totalmente a nosso Deus Interior Profundo, sem pensar em nada, unicamente recitando o mantra completo, com a mente e o coração. A meditação deve ser profunda, muito profunda, os olhos fechados, o corpo relaxado, completamente entregues a nosso Deus interior. Não se deve admitir nenhum pensamento nestes instantes, a entrega a nosso Deus deve ser total, somente o mantra deve ressoar em nossos corações. Apaguem as luzes, relaxem o corpo. Relaxamento completo e entrega total a nosso Deus Interior Profundo. Não pensem em nada, por nada, por nada...

Recitarei o mantra, eu o repetirei muitas vezes para que não se esqueçam:

Gaaateee... Gaaateee... Paaaraaagaaateee...

Parassamgaaateee... Booodhiii-suaaahaaa...

Continuem repetindo em seus corações, não pensem em nada...

Entreguemo-nos a nosso Deus...

Sintam-se como um cadáver, como um defunto...

Observem como as pessoas que se dizem intelectuais são cheias de estranhas manias, alguns deixam o cabelo desalinhado, se coçam espantosamente, fazem mil palhaçadas; claro, é produto de uma mente mais ou menos deteriorada, destruída pelo batalhar das antíteses.

Se a todo conceito colocamos uma objeção, nossa mente termina brigando sozinha. Como conseqüência, vêm as enfermidades ao cérebro, as anomalias psicológicas, os estados depressivos da mente, o nervosismo, que destroem órgãos muito delicados como o fígado, o pâncreas, o baço etc. Mas se nós aprendemos a não ficar fazendo objeções, e deixar que cada qual pense como quiser, que diga o que quiser, terminarão as lutas dentro do intelecto e em seu lugar virá uma Paz verdadeira.

A mente das pobres pessoas briga o tempo todo. Briga consigo mesma espantosamente, e isso nos conduz por um caminho muito perigoso, que leva a enfermidades do cérebro e de todos os órgãos, destruição da mente, porque muitas células são queimadas inutilmente.

Há que viver em santa paz, sem fazer objeções, que cada qual diga o que quiser e pense o que quiser. Nós não devemos fazer objeções, assim andaremos como deve ser, conscientemente.

Temos de aprender a viver. Infelizmente, não sabemos viver, estamos metidos dentro da Lei do Pêndulo. Mas reconheço aqui, conversando com vocês, que não é coisa fácil não colocar objeções.

Saímos daqui, pegamos nosso carrinho e logo adiante alguém vem e nos dá uma fechada. Se não dizemos nada, pelo menos tocamos a buzina em sinal de protesto. Ainda que seja buzinando, protestamos.

Se alguém nos diz algo, em um momento que abandonamos a guarda, é certo que protestamos, fazendo objeções. É muito difícil, espantosamente difícil, não fazer objeções. No mundo oriental já se refletiu muito sobre este assunto, e também no mundo ocidental. Eu creio que há vezes em que é necessário apelar a um poder superior a nós mesmos, se é que queremos liberar-nos desta questão das objeções.

Em certa ocasião, lá pelas terras do mundo oriental, um monge budista ia caminhando, em um inverso espantoso, cheio de gelo e de neve, de animais selvagens. Claro que isto proporcionava sofrimentos ao pobre monge, que, naturalmente, protestava e colocava objeções.

Mas o pobre teve sorte. Quando estava quase desmaiando, lhe apareceu em meditação Amitaba (Amitaba em verdade é o Deus Interno de Gautama, o Buda Sakyamuni) e lhe entregou um mantra para que pudesse manter-se forte e não fazer objeções, uma ajuda para que ele não ficasse protestando toda hora, contra si mesmo, contra a neve, contra o mundo.

Esse mantra é utilíssimo, vou vocalizar bem para que vocês o guardem na memória e para que fique também gravado nas fitas que vocês trazem em seus gravadores:

Gaaatteee... Gaaatteee... Gaaatteee...

É melhor soletrar: G - A - T - E. Entendo que este mantra permitiu àquele monge budista abrir o Olho de Dagma, e isso é interessante, se relaciona com a iluminação interior profunda e com o Vazio Iluminador...

Houve necessidade dessa ajuda, porque não é tão fácil deixar de colocar objeções. Um momento em que a pessoa se descuida da guarda, já está colocando objeções a tudo, à vida, ao dinheiro, à inflação, ao frio, ao calor etc. Muitos protestam porque está fazendo frio, ou porque está fazendo calor, protestam porque não têm dinheiro, protestam porque um mosquito lhes picou, protestam por tudo.

Em realidade e de verdade, quando alguém vive fazendo objeções, se prejudica horrivelmente, porque o que ganha por um lado dissolvendo o Ego, está perdendo por outro lado, com as objeções. Se alguém está lutando por não sentir ira, mas está fazendo objeções, pois o demônio da ira volta a tomar força. Se está lutando terrivelmente para eliminar o demônio do orgulho, se coloca objeções à má situação, a isto ou aquilo, volta a fortalecer esse demônio. Se está fazendo um esforço para acabar com a abominável luxúria, mas se em um dado instante coloca objeções, "porque a mulher não quer Ter relações sexuais com ele", ou a mulher, "porque o homem não a procura", e cinqüenta mil objeções deste tipo, pois está fortalecendo o demônio da luxúria.

Assim, se de um lado estamos lutando por eliminar os agregados psíquicos e por outro os estamos fortalecendo, simplesmente estancamos. Portanto, se vocês querem, em realidade e de verdade, eliminar os agregados psíquicos, têm de acabar com essa questão das Objeções. Se não procedem assim, se estancam inevitavelmente, não vão progredir de maneira alguma. Quero que compreendam isto de uma vez."

Concentração: contentar-se com a simplicidade


Quando você (ou eu ou qualquer um de nós, mas vamos usar o "você" agora) estiver tentando se concentrar, não busque nada além de simplesmente perceber e pensar no objeto. Não busque manifestações extraordinárias, experiências espantosas. Não force nada em nenhum sentido, simplesmente se contente em estar ali. O simples fato de estar percebendo o lakshya já é uma concentração. 

Não se pergunte: "Será que 'ainda' ou 'já' estou concentrado?" Tal pergunta conduz a mente a analisar e a pensar fora do lakshya. Essa é uma má dúvida (existem as dúvidas boas e as más). Não tema o desvio da mente e não fique checando se você já se desviou ou não. Entregue-se ao seu Deus e confie. Não tema o fracasso na prática, tal temor leva a mente a pensar fora do tema. Deixe que as coisas aconteçam.

Durante a prática, a mente tende a criar problemas e obstáculos. Checar é um obstáculo, ficar esperando acontecimentos espantosos é outro, criar idéias falsas e tentar encaixar a concentração nas mesmas é outro.

Para a correta prática, é necessário saber apenas isso: concentrar-se em algo é pensar e perceber aquilo, nada mais.

Não faça esforços inúteis para "aprofundar" ou "concentrar-se mais". Saiba que o aprofundamento ocorrerá por si mesmo com o simples ato de ocupar a mente e a atenção com o lakshya. Descomplique e simplifique a prática ao máximo.

Se você pensa ou percebe conscientemente algo por apenas alguns segundos, esses poucos segundos são o princípio de sua concentração. A breve concentração foi verdadeira, embora curta. Só o que você precisa é prolongá-la. Para prolongá-la, você precisa somente compreender bem a qualidade deste estado e mantê-lo. O prolongamento promoverá naturalmente o aprofundamento. 

Se algo estiver sequestrando teimosamente sua atenção e seus pensamentos¹ não perca tempo lutando com eles e nem fique tentando imaginar mil formas de se livrar. Simplesmente se ocupe conscientemente com o lakshya escolhido. Caso sua consciência "se apague" e você o perca por alguns instantes, não desanime, retome e continue. Faça isso quantas vezes forem necessárias. Se você se distrair mil vezes, retorne ao objeto mil vezes, caso se distraia dez mil, retorne dez mil vezes. 

Mantenha o frescor dos instantes iniciais durante toda a prática. Não fique tenso, preocupado em ter sucesso. Abra mão até mesmo do sucesso. O sucesso na prática é também uma forma de desviar a mente do lakshya.

Nota:

1.  Sintomas de doenças ou problemas graves, por exemplo, podem fazer isso. O sequestro ocorre devido a uma supervalorização involuntária do fato. O fato passa a exercer um poder despótico e violento sobre a pessoa, que se mantém presa ao mesmo, não conseguindo deixar de pensar ou de prestar atenção naquilo. Por mais que queira, a consciência não consegue direcionar a atenção para outras coisas. Esse é um problema para concentração porque aquilo em que pensamos e com o que nos ocupamos tende a se ampliar em nosso campo de consciência e a ser percebido de forma cada vez mais intensa. O sequestro da consciência é um processo hipnótico e pode ser revertido mediante o emprego crescente da atenção em um objeto distinto e também por meio do trabalho de morte dos eus que supervalorizam o fato hipnótico.