Translate

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Paralisia do sono: uma dica

Ontem, quando fui meditar, tive uma paralisia. Ao invés de tentar me mover, tentei relaxar mais, aquietar mais a minha mente e ficar mais consciente. Tomei a paralisia como um dos sinais de que a meditação estava se aprofundando e tentei aumentá-la. O resultado foi que ela sumiu imediatamente.

Lobsang Rampa afirma que a paralisia é provocada pelo desejo de reverter o processo do sono, o que faz com que a pessoa fique ansiosa e apressada para se movimentar, travando o processo: o sono não aprofunda e não reverte.

A paralisia resulta de um conflito entre o processo corporal do sono, que está avançando, e o desejo da pessoa, que é o de revertê-lo. Ou seja: a pessoa provoca o sono (porque se deita para dormir) e, quando o percebe, fica com medo e quer voltar. Há, portanto, uma contradição: sono X desejo de acordar. Logo, resolvendo esta contradição, resolvemos também o problema.

Pessoas experientes na prática da meditação e da viagem astral não sofrem com a paralisia, pois não desejam reverter o processo natural do sono assim que o percebem conscientemente, ao contrário dos iniciantes e novatos, que se assustam com o mesmo.

2 comentários:

  1. Puxa depois de tanto tempo, vc resolveu voltar?? ki bom!!! Um dia desses, eu fiz uma pratica do viparita longo.. ou seja: fiquei por no maximo 1 hora de pernas pro ar apoiados na parede, o resultado é que tentei conciliar a pratica com o sono, as vezes adormecia e esquecia até das minhas pernas estendidas, e as vezes voltava ainda com um pouco de sono ja sentindo um certo desconforto de dor nos calcanhares e uma ansiedade de sair da postura pra poder dormir.. mas agora com esse post esclareceu o que no fundo ja percebia.. Justamente esse conflito que o ego nos põe.. Namastê...

    ResponderExcluir
  2. Uma hora de uma só vez acho que é muito. Melhor seria você diminuir o tempo e aumentar aos poucos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.