Translate

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Equilibrando os cinco centros da máquina

Ficar sem dormir ou dormir pouco provoca o desgaste de todos cinco centros da máquina. Quando dormimos, o ego se afasta do corpo físico e temporariamente deixa de desgastar os centros. Devemos dormir até que o sono se esgote totalmente. Não se guie pelo número de horas que os médicos recomendam, deixe que o centro instintivo te informe quando a necessidade de sono acabou.

Ficar pensando mil e uma bobagens todo o tempo, tagarelando interiormente, raciocinando sobre tudo, conceituando, discutindo, teorizando, transformando tudo em problema, analisando tudo etc. ao invés de manter a observação silenciosa de si mesmo, provoca o desgaste do centro intelectual.

São muitas as situações do dia a dia que desgastam o centro emocional. Podemos desgastá-lo sem o perceber, com reações emocionais constantes ao longo do dia, sejam de ira, medo, tristeza, alegria, frenesi, euforia, apaixonamento etc. Se você sofre com palpitações, arritmias cardíacas, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia etc. é bem possível que o desgaste do centro emocional seja a causa, ou uma das causas. Mediante a morte do ego, conseguimos dar um descanso para este centro. Descansamos este centro quando não o usamos, isto é, quando evitamos as emoções inferiores, principalmente as emoções intensas. Emoções inferiores são todas as emoções comuns, ligadas aos defeitos ou aos egos, sejam eles socialmente aceitos ou não. Cultivar as emoções superiores não desgasta este centro porque o centro emocional superior quase não é usado por nós.

Todas as emoções mundanas, boas ou más, são inferiores. Emoções relacionadas à vida horizontal, sem relação com o desenvolvimento espiritual, pertencem a esse tipo. Todas as emoções inferiores, quando exageradas, desgastam e prejudicam o cérebro emocional (o coração). Aqueles que apreciam emoções intensas e violentas, ainda que sejam emoções aparentemente boas, estão desgastando o cérebro emocional. Temos que dar um descanso ao coração, cultivando as emoções superiores e reduzindo as emoções inferiores a zero ou, pelo menos, ao mínimo.

Você estará desgastando o seu centro emocional quando:
  • ficar entusiasmado;
  • rir e dar gargalhadas em excesso;
  • assistir a filmes de ação;
  • brigar;
  • curtir tristezas;
  • assistir a filmes de terror;
  • ouvir músicas baixas e inferiores
  • enfim, sempre que ficar perdendo o tempo cultivando emoções que não sejam a devoção espiritual.

Você estará cultivando e desenvolvendo as emoções superiores quando:
  • orar;
  • contemplar a arte edificante;
  • ouvir música clássica;
  • meditar;
  • extasiar-se contemplando as obras da criação.
Ficar fantasiando sexo ideal, com mulheres lindas que fazem tudo o que desejamos, masturbar-se, fornicar e identificar-se com as fêmeas, pensar somente no sexo etc. desgasta o centro sexual. Resultado: disfunção erétil.

Para prevenir o desgaste, temos que usar os centros levemente, sem sobrecarrregá-los. Usar um pouco um centro, depois usar outro, depois outro...variando as atividades: praticar a magia sexual um pouco, depois ler mais um pouco, depois passear, depois ouvir uma música superior etc. Variando os tipos de atividades ao longo do dia, sem ficar muito tempo somente em um tipo de atividade. Se o seu trabalho desgasta a emoção, deixe de usar o centro emocional (inferior) durante os períodos de folga; se desgasta os movimentos e músculos, deixe de usar o centro motor; se desgasta o intelecto, deixe de usá-lo.

Se a magia sexual pode corrigir a impotência oriunda do desgaste do centro sexual (vide V.M. Samael - "Sim Há Inferno..."), então pode corrigir também o desgaste dos outros centros. Portanto, magia sexual e morte do ego são o caminho para equilibrar os centros da máquina. É o ego quem os desequilibra, com seus excessos e vícios de todo tipo.

Estresse

Os agentes estressores desequilibram os centros e prejudicam a máquina humana (o corpo físico). Experimente fazer uma lista de todos os agentes estressores externos e internos de sua vida e ficará surpreso ao constatar como você se agride e se destrói sem perceber.
Os centros da máquina estão desequilibrados por causa do estresse e a causa do estresse são os egos. Tenha uma vida simples, sem grandes cobiças mundanas e sentirá um grande alívio. Não acumule e não se comprometa, seja livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.