Translate

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cobiçar virtudes

Cobiçar virtudes é uma ínútil perda de tempo, além de provocar neuroses.
Quanto mais alguém cobiça uma virtude, mais se afasta da mesma por um mecanismo de represamento da libido (desejo) contrária. A verdadeira virtude está além da dualidade.
O ego que cobiça uma virtude está por trás da recalque de egos contrários. Cobiçar virtudes é um defeito.
Os egos possuem antípodas (egos contrários) que cobiçam seu extermínio por motivos egoístas: controle total da máquina. O ego pode inclusive realizar (mecanicamente) a auto-observação e até pedir pela morte.
Os estudantes gnósticos que se viciam em cobiçar desesperadamente a castidade se tornam adúlteros, masturbadores e fornicários. Tal cobiça deturpa a prática da morte, enganando aquele que intenciona praticá-la. Então o ato de recalcar (reprimir) os desejos substitui a prática verdadeira, desviando e atrazando a pessoa em seu trabalho interior, fazendo-a perder muito tempo e até a existência inteira.

2 comentários:

  1. será q não tem como migrar pra outro blog levando todas as informações deste? Eu também não entendo mas no mundo da internet tudo é possível. Eu tenho algumas dúvidas sobre os textoq vc postou mas não sei se vc pode ver essas postagens pois não recebo nenhum aviso.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se vc permite que eu tire algumas dúvidas de modo particular, pois estou passando por problemas e não gostariade expô-los aqui. Abraço.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.