Translate

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O problema da mente

Alguns estudantes se confundem ao utilizarem a palavra "mente". Vamos definí-la:

"Mente é a substância componente do pensamento" (definição do autor deste blog)

A matéria do mundo mental é utilizada por nós para compor pensamentos. A mente não é o sentimento, não é a atenção, não é o cérebro, não é a consciência e nem o instinto.

Com a mente fabricamos pensamentos, raciocínios e imagens mentais. As imagens mentais podem ser fabricadas conscientemente ou inconscientemente. Quando as fabricamos inconscientemente, são chamadas de fantasias ou imaginações mecânicas. Quando as construímos conscientemente, chamamos tal trabalho de "imaginação consciente".

A mente é sempre o obstáculo principal para todo avanço esotérico, segundo uma entrevista do V.M. Rabolú a uma delegação da Grécia. Por isso, um cuidado especial e fundamental deve ser posto sobre ela. Silenciar a mente é prioritário para todas as práticas. Deixar a mente vagar com suas imaginações mecânicas e raciocínios desnecessários é criar um obstáculo que nos estanca espiritualmente.

Quem não silencia os pensamentos e imaginações mecâncias, não consegue praticar o arcano, não é capaz de se concentrar em um só pensamento e não é capaz de sair em astral conscientemente.

Portanto, tudo começa pelo domínio da mente. Por isso disse o V.M. Samael, no Matrimônio Perfeito, que o estudante deve aprender primeiramente a "deter o curso dos pensamentos".

Temos que dominar a faculdade imaginativa, silenciando a mente e dirigindo-a rumo às imaginações conscientes.

A castidade e a morte do ego são questões prioritariamente mentais. Não podemos descuidar da atenção sobre a cabeça.

3 comentários:

  1. P. Como cessar os pensamentos?

    R. Você não exatamente os cessa, você os abandona. Eles deixam de existir para você (e nesse sentido foram cessados), mas continuar a funcionar diabolicamente na quinta dimensão. A palavra "cessar" ou "quietude mental" tem originado confusão, pois as pessoas imaginam que devem correr atrás de todos os pensamentos que possuem para calar um por um, sendo que isso não é possível.

    Quando os mestres da meditação falam em silêncio mental e em esvaziar a mente, estão se referindo ao completo abandono do mundo físico, do corpo físico, do corpo astral, das emoções, do corpo mental e dos pensamentos.

    Para abandonar os pensamentos, é imprescindível focar-se primeiramente em algo. Se algum pensamento insiste em atrapalhar, é importante compreender sua inutilidade. Se compreendemos a inutilidade de um pensamento, então ele nos deixa em paz.

    ResponderExcluir
  2. Quando os mestres falam em "calar todos os pensamentos, um por um" estão se referindo a desvencilhar-se de todos os pensamentos que invadem o campo da consciência.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.